CORREIO DO CIDADÃO nº 035
    divulgado em 30/abr/98

      MAIS ARMAS, MENOS CRIMES - O renomado professor de direito e economia, John R. Lott Jr. da Universidade de Chicago, acaba de lançar seu livro MAIS ARMAS MENOS CRIMES - ENTENDENDO A CRIMINALIDADE E AS LEIS SOBRE ARMAS.
      O livro é uma revisão e ampliação de seu famoso estudo de 1997, que ficou conhecido internacionalmente como " O Estudo de Chicago". Novos dados, disponíveis após o término do estudo anterior, permitem conclusões sobre outros aspectos não abordados no primeiro trabalho. Os períodos de espera, as chacinas, as "zonas livres" e o efeito de leis mais liberais em estados vizinhos são agora estudados. Vejamos alguns comentários sobre o livro:

      Esta sofisticada análise nos leva às mesmas conclusões que fundamentaram a sábia Segunda Emenda da constituição norte-americana, em detrimento daquelas que atentam contra o direito dos cidadãos honestos possuírem e portarem armas. Os leitores acharão muito interessante o capítulo 7, que documenta a que ponto chegam os "politicamente corretos" em sua tentativa de denegrir aqueles que ousam discordar de suas posições. John Lott prestou a todos nós um grande serviço com esse seu trabalho de abordagem total e integralmente acadêmica sobre um assunto altamente controverso. - Milton Friedman - Economista, ganhador do Prêmio Nobel de Economia.

      Armado com uma montanha de estatísticas, John Lott documentou relações, muitas vezes surpreendentes, entre armas e crimes. Mais Armas Menos Crimes demonstra que o que está em pauta não é apenas o direito de portar armas, mas sim nossa capacidade de controlar uma vasta gama de comportamentos criminosos. Provavelmente, o mais preocupante de toda documentação apresentada seja o papel da mídia e comentaristas acadêmicos em distorcer as conclusões da pesquisa que eles julgam politicamente incorretas. - W. Kip Viscusi - Professor de direito e diretor do programa de Estudos Legais Empíricos da Universidade de Harvard.

      John Lott produziu o mais extenso, completo e sofisticado estudo existente sobre os efeitos das leis liberais sobre armas. Independentemente de concordarmos ou não com suas conclusões, seu trabalho é leitura obrigatória para qualquer pessoa com mente aberta e preocupada com a questão do controle de armas. Particularmente fascinante é seu relato das reações, muitas vezes inescrupulosas, à sua pesquisa advindas de intelectuais, defensores do controle das armas e da imprensa. - Gary Kleck - Professor de criminologia e justiça criminal da Universidade Estadual da Flórida.

      Até o aparecimento de John Lott, as pesquisas típicas sobre armas de fogo e violência consistiam de estudos pequenos e seccionais sobre uma base de dados cuidadosamente selecionada e com poucos controles estatísticos reais. O trabalho de Lott, abraçando todos os dados relevantes para análise, criou um novo padrão a partir do qual qualquer trabalho neste campo, para ser crível, deverá seguir. - Dan Polsby -Professor de Direito da Universidade Northwestern.

      John Lott destrói o argumento politicamente correto de que armando-se os cidadãos diminui-se a segurança. Não há dúvida que os criminosos preferem predar sobre os despreparados. Este livro fornece a todos os que o lêem os fatos importantes que é preciso saber para decidir em que lado ficar na questão do controle de armas. - Dave Gulbrantson - Diretor executivo da Associação Policial de Illinois.

      Este livro fará - ou deveria fazer - com que todo aquele que apoia instintivamente o controle de armas como forma de reduzir a criminalidade, repense sua posição. - Steve Shavell - Professor de direito da Universidade de Harvard.

      O livro de Lott é uma dissertação sobre a questão das armas nos EUA vista sob a perspectiva de um economista. Na verdade, o conceito de custo permeia todo o livro. (...) Sua abordagem é simples: o crime será inibido à medida que aumenta o custo de praticá-lo. (...) Este livro deve ser leitura obrigatória para qualquer legislador ou burocrata encarregado de traçar políticas públicas. Muitos poderão não gostar do que Lott diz, (...) mas a segurança pública não pode ser refém da ignorância ou da histeria. - Dra. Joanne D. Eisen e Dr. Paull Gallant.

      O livro pode ser adquirido, via internet, na Amazon Books , ou Barnes and Noble. - Preço: US$16,10 (mais barato que na editora da U. de Chicago).

      ************************************************************
      * O CORREIO DO CIDADÃO é uma iniciativa do jornal ARMARIA  *
      * para levar a jornalistas, autoridades e outros           *
      * formadores de opinião, notícias e comentários sobre      *
      * armas normalmente sonegadas à população pela grande      *
      * imprensa. Caso queira retransmitir esta mensagem para    *
      * outras pessoas, substitua na frase abaixo nosso e-mail   *
      * pelo seu. Caso não queira mais receber mensagens desse   *
      * teor, envie um e-mail para: - armaria@novanet.com.br -   *
      * solicitando seu desligamento.                            *
      * Visite nosso web-sítio em <http://www.armaria.com.br>    *
      * ARMARIA - pelo direito à posse e uso de armas.           *
      * ARMARIA - na luta por uma cidadania plena!               *
      * ARMARIA - luz nas trevas da ignorância e do preconceito. *
      ************************************************************


      Retornar a O MELHOR DO CORREIO DO CIDADÃO

      Retornar ao ARMARIA ON-LINE