O CORREIO DO CIDADÃO Nº 069

NOVA ORLEANS SOB ATAQUE POR VENDA DE ARMAS

divulgado em 03/FEV/99

NOVA ORLEANS/EUA – A decisão do departamento de polícia de trocar seu armamento velho por um mais moderno pode levar a cidade ao banco dos réus em processos idênticos ao que ela move contra os fabricantes de armas.

A polícia de Nova Orleans negociou a troca de 7200 armas confiscadas e pistolas 9mm usadas pela corporação por 1700 novas pistolas Glock em calibre .40 S&W. A negociação foi sancionada pelo Conselho Municipal e assinada pelo prefeito.

O público só soube da negociação na Quarta feira (27/jan/99) quando, no programa Today Show da NBC, o prefeito Marc Morial e um representante da Glock Inc. foram sabatinados a respeito da ação que a cidade move contra os fabricantes de armas.

Durante o acalorado debate, Paul Jannuzzo, vice-presidente da Glock, acusou publicamente o prefeito e a cidade de hipocrisia por colocarem armas no mercado e, ao mesmo tempo, processarem as industrias por fazerem o mesmo.

“Saber que a cidade exportou sete mil armas confiscadas de marginais para outras partes do país é realmente chocante e o cúmulo da hipocrisia” declarou Rafael Goyeneche, presidente do Metropolitan Crime Commission, uma organização não governamental.

No ano passado, Nova Orleans e Chicago tornaram-se as primeiras grandes cidades a processar as indústrias de armamento buscando ressarcimento dos gastos com a violência.

Segundo Goyeneche, Nova Orleans poderá ser alvo de um processo judicial similar se alguma dessas armas acabar sendo utilizada num crime.

No contrato de venda das armas há uma cláusula que impede sua venda no estado da Louisiana.

O superintendente da polícia, Duane Johnson, disse que as armas entrarão no mercado através de lojistas credenciados e serão vendidas à pessoas que atendem os critérios legais, mas ele não pode garantir que essas armas não retornarão ao estado da Louisiana.

Johnson afirmou que a prioridade do departamento é equipar os policiais com o melhor equipamento possível, de tal forma que eles estejam adequadamente armados para os confrontos nas ruas.

(fontes: CNN e Associated Press, 29/jan/99)

************************************************************
* O CORREIO DO CIDADÃO é uma iniciativa do jornal ARMARIA  *
* para levar a jornalistas, autoridades e outros           *
* formadores de opinião, notícias e comentários sobre      *
* armas normalmente sonegadas à população pela grande      *
* imprensa. Caso queira retransmitir esta mensagem para    *
* outras pessoas, substitua na frase abaixo nosso e-mail   *
* pelo seu. Caso não queira mais receber mensagens desse   *
* teor, envie um e-mail para: - armaria@novanet.com.br -   *
* solicitando seu desligamento.                            *
* Visite nosso web-sítio em <http://www.armaria.com.br>    *
* ARMARIA - pelo direito à posse e uso de armas.           *
* ARMARIA - na luta por uma cidadania plena!               *
* ARMARIA - luz nas trevas da ignorância e do preconceito. *
************************************************************


Retornar a O MELHOR DO CORREIO DO CIDADÃO

Retornar ao ARMARIA ON-LINE