O CORREIO DO CIDADÃO nº 070
    divulgado em 10/fev/99

    QUEIXOSOS TERÃO DE INDENISAR BERETTA.

    Alameda County/California/USA - O juiz Richard Hodge, da Corte Superior de Justiça do estado, ordenou, em 22 de janeiro passado, que os queixosos do caso Dix versus Beretta USA Corp. indenizem a Beretta dos custos incorridos em sua defesa no processo.

    O processo judicial foi movido pelos pais de um adolescente morto com um tiro acidental disparado por uma pistola Beretta. Segundo os queixosos, a arma deveria ter mais dispositivos de segurança para evitar seu mau uso. A ação foi apoiada pela organização anti-armas Handgun Control Inc. e movida pela empresa Hersh & Hersh de São Francisco.

    Esta foi a terceira derrota consecutiva dos queixosos neste caso, sendo que a primeira instância ocorreu em 17 de novembro do ano passado (NT - noticiado no CORREIO DO CIDADÃO #063 de 17/dez/98). Os advogados então recorreram à Corte Superior alegando conduta errada do júri e perderam no dia 15 de janeiro.

    O processo contra a Beretta recebeu grande destaque na imprensa e estava sendo visto como uma prévia das ações que diversas prefeituras dos EUA movem contra as indústrias de armas.

    Em declaração à imprensa, o advogado da empresa, Sr. Jeff Reh, afirmou: ”O consistente fracasso da Handgun Control Inc. no caso Dix deve servir como alerta a outros possíveis litigantes de que este grupo está fora de sintonia com a lei e com o mérito desses casos.(...)”

    “O júri determinou, por ampla maioria, que a responsabilidade pela guarda de qualquer arma é do proprietário, e não do fabricante original.”

    “Mais importante”, declarou, “quero avisar a todos litigantes em potencial – inclusive prefeitos de cidades que estão processando os fabricantes de armas – que nossa companhia vai se defender agressivamente e buscar compensação dos prejuízos sofridos. Qualquer prefeito que pensa poder processar os fabricantes de armas sem correr riscos financeiros está seriamente enganado.”

    Além de Jeff Reh, a Beretta contou com o apoio dos advogados Robert Gebhardt e Craig Livingstone da firma Bronson, Bronson & McKinnon de São Francisco e Lawrence Keane da firma Pino & Associates de Nova Iorque.
    ========================================================

    COMENTÁRIO: A imprensa tupiniquim tem dado considerável destaque a esses processos que diversas prefeituras norte-americanas estão movendo contra os fabricantes de armas. Estranhamente, porém, não divulgam os resultados.

    (fontes: AP - 22/jan/99 e NRA Fax Alert Vol. 6 nº3 - 29/jan/99)

    ************************************************************
    * O CORREIO DO CIDADÃO é uma iniciativa do jornal ARMARIA  *
    * para levar a jornalistas, autoridades e outros           *
    * formadores de opinião, notícias e comentários sobre      *
    * armas normalmente sonegadas à população pela grande      *
    * imprensa. Caso queira retransmitir esta mensagem para    *
    * outras pessoas, substitua na frase abaixo nosso e-mail   *
    * pelo seu. Caso não queira mais receber mensagens desse   *
    * teor, envie um e-mail para: - armaria@novanet.com.br -   *
    * solicitando seu desligamento.                            *
    * Visite nosso web-sítio em <http://www.armaria.com.br>    *
    * ARMARIA - pelo direito à posse e uso de armas.           *
    * ARMARIA - na luta por uma cidadania plena!               *
    * ARMARIA - luz nas trevas da ignorância e do preconceito. *
    ************************************************************


    Retornar a O MELHOR DO CORREIO DO CIDADÃO

    Retornar ao ARMARIA ON-LINE