O CORREIO DO CIDADÃO Nº 077

OS BENEFÍCIOS DAS ARMAS EXCEDEM SEUS CUSTOS.

divulgado em 31/MAR/99

Fonte: PRNewswire – 23/mar/99

DALLAS (Texas/EUA) – Apesar do grande número de processos em andamento na justiça americana contra os fabricantes de armas, empregando argumentos usados com sucesso contra a indústria do fumo, um notável estudo produzido pelo Centro Nacional para Análise de Políticas Públicas (NPCA – National Center for Policy Analysis) concluiu que, ao contrário do tabaco, os benefícios da posse de armas em muito excedem seus custos.

“As cidades estão andando para trás – as armas são empregadas mais vezes pelos cidadãos honestos para prevenir crimes que pelos malfeitores para praticá-los” disse H. Sterling Burnett, analista político da NCPA e autor do estudo. “Reduzida a expressão mais simples de dólares e centavos, a economia proporcionada às cidades pelo uso defensivo das armas de fogo excedem de longe os custos associados a violência praticada com elas.”

Segundo o estudo, os cidadãos empregam as armas de fogo em defesa própria cerca de 2,5 milhões de vezes por ano. Crimes violentos são prevenidos muitas vezes apenas mostrando-se a arma. Por exemplo:

-- Uma mulher, diante de um assalto, corre um risco 2,5 vezes menor de sofrer sérios ferimentos se responder à ameaça com uma arma de fogo ao invés de não oferecer resistência ou empregar outro tipo de arma menos eficiente;

-- Somente um quinto das vítimas de crimes violentos que se defenderam com armas de fogo sofreram algum tipo de ferimento, comparado com quase a metade daqueles que usaram outro tipo de arma ou não possuíam nenhuma arma;

-- Cerca de 3000 criminosos são mortos por ano, legalmente, por civis armados – um número três vezes maior que o realizado pela polícia;

-- Cerca de 17 mil criminosos adicionais são feridos anualmente por civis armados;

O estudo analisa, pela primeira vez, os benefícios financeiros de curto e longo prazo para as comunidades resultante do uso defensivo das armas de fogo:

-- Usando as premissas mais favoráveis aos anti-armas, os benefícios gerados pelo uso defensivo das armas varia entre 90,7 milhões de dólares a 3,5 bilhões de dólares por ano.

-- Usando premissas mais realistas, o benefício líquido produzido pelas armas oscila entre um bilhão a 38 bilhões de dólares por ano.

Ainda de acordo com o estudo, os processos criam leis ruins. Uma das razões por que os EUA estão vivenciando a menor taxa de criminalidade dos últimos 20 anos (desde 1987), é que 22 estados implementaram leis mais liberais para o porte de arma. “Não há nenhuma evidência que o uso disseminado de armas faz aumentar a criminalidade”, disse Burnett. “Na verdade, as comunidades que liberalizaram suas leis sobre armas experimentaram sensível queda nos crimes violentos”.
==============================================================

COMENTÁRIO: O National Center for Policy Analysis é uma instituição independente que nada tem a ver com os movimentos anti ou pró armas dos EUA.
Será que o governador Garotinho sabe da existência desse estudo? Caso ele queira lê-lo na íntegra, basta acessar o seguinte endereço: http://www.ncpa.org/studies/s223/

************************************************************
* O CORREIO DO CIDADÃO é uma iniciativa do jornal ARMARIA  *
* para levar a jornalistas, autoridades e outros           *
* formadores de opinião, notícias e comentários sobre      *
* armas normalmente sonegadas à população pela grande      *
* imprensa. Caso queira retransmitir esta mensagem para    *
* outras pessoas, substitua na frase abaixo nosso e-mail   *
* pelo seu. Caso não queira mais receber mensagens desse   *
* teor, envie um e-mail para: - armaria@novanet.com.br -   *
* solicitando seu desligamento.                            *
* Visite nosso web-sítio em <http://www.armaria.com.br>    *
* ARMARIA - pelo direito à posse e uso de armas.           *
* ARMARIA - na luta por uma cidadania plena!               *
* ARMARIA - luz nas trevas da ignorância e do preconceito. *
************************************************************


Retornar a O MELHOR DO CORREIO DO CIDADÃO

Retornar ao ARMARIA ON-LINE