O CORREIO DO CIDADÃO Nº 092

TWAHA EXIGE ARMAS PARA OS RESIDENTES

divulgado em 16/NOV/99

Publicado em The Nation - 12/nov/99
Distribuido por Africa News Service

NAIROBI - O governo deveria fornecer armas de fogo para os residentes de Lamu e para os transportadores na rota Malindi-Lamu para que eles possam enfrentar o banditismo, declarou o legislador Fahim Twaha.

Twaha, parlamentar por Lamu-Oeste, disse que o aumento de ataques por bandidos tem causado pânico entre os residentes da área e os transportadores e que a única solução era o governo fornecer-lhes armas de fogo. O parlamentar fez esta declaração quando levou um grupo de transportadores ao administrador da costa, Samuel Limo, para protestar contra a insegurança da área.

Os transportadores também pediram ao governo para pavimentar a rodovia Witu-Lamu para facilitar o tráfego e remover os bloqueios desnecessários que, dizem eles, dão aos bandidos oportunidade de estudar-lhes os movimentos. (...)

Limo ordenou que seja dada aos motoristas de caminhão uma escolta específica. Ele disse que os caminhões agora serão escoltados pela manhã e a tarde. (...)

O administrador também disse que o governo entregou armas de fogo aos guardas distritais, o que deve ajudar a reduzir o banditismo e exortou os residentes da área a apoiá-los. Os transportadores afirmaram que, depois que o governo armou os guardas, a segurança aumentou na cidade, mas agora os bandidos direcionaram seus ataques ao longo da rodovia onde podem se esconder na floresta. (...)

Os transportadores disseram que o problema da insegurança na área é real e que o governo deveria abordá-lo, ao invés de dizer que os políticos estavam politizando o assunto.

Twaha afirmou que as atividades criminosas na área só apareceram depois que o governo recolheu as armas da população local que tiveram, inclusive, de abandonar suas fazendas devido a insegurança. Disse ele que os bandidos hoje se escondem nas fazendas abandonadas que estão tomadas pelo mato. Afirmou que se as pessoas voltassem a ter armas, estariam em condições de limpar a área e voltar às atividades agrícolas.

Twaha declarou que não haverá problema algum em dar licenças de armas de fogo aos cidadãos, porque aqueles que fizerem mal uso enfrentarão a lei. "Armas não matam pessoas, mas sim pessoas matam pessoas", disse ele, acrescentando que, mesmo sem arma de fogo, quem quiser matar o fará usando outros meios.

O parlamentar afirmou que a região possui muitos recursos, mas que não podem ser explorados por causa da insegurança. Disse que a maioria do povo vive na pobreza porque não pode cultivar suas terras.

======================================================
COMENTÁRIO: O exemplo do Quênia deveria servir de alerta aos legisladores brasileiros. Após o desarmamento da população a criminalidade disparou e não adiantou armar a guarda municipal. Como ficará a segurança de nossa zona rural se os fazendeiros (pequenos, médios e grandes) não puderem ter armas?

************************************************************
* O CORREIO DO CIDADÃO é uma iniciativa do jornal ARMARIA  *
* para levar a jornalistas, autoridades e outros           *
* formadores de opinião, notícias e comentários sobre      *
* armas normalmente sonegadas à população pela grande      *
* imprensa. Caso queira retransmitir esta mensagem para    *
* outras pessoas, substitua na frase abaixo nosso e-mail   *
* pelo seu. Caso não queira mais receber mensagens desse   *
* teor, envie um e-mail para: - armaria@novanet.com.br -   *
* solicitando seu desligamento.                            *
* Visite nosso web-sítio em <http://www.armaria.com.br>    *
* ARMARIA - pelo direito à posse e uso de armas.           *
* ARMARIA - na luta por uma cidadania plena!               *
* ARMARIA - luz nas trevas da ignorância e do preconceito. *
************************************************************


Retornar a O MELHOR DO CORREIO DO CIDADÃO

Retornar ao ARMARIA ON-LINE