O CORREIO DO CIDADÃO Nº 103

ESTUDO MOSTRA INEFICÁCIA DA RECOMPRA DE ARMAS

divulgado em 01/NOV/00

Fonte: The Boston Globe - 24/out/00

BOSTON - Especialistas em crime e alguns policiais são contrários a retomada dos programas de recompra de armas, afirmando que eles não são ferramentas eficientes para a segurança pública.

"Nunca saberemos o impacto da retirada de uma única arma das ruas em termos de quantas vidas este ato pode salvar", disse o Comissário de Polícia de Boston, Paul F. Evans ao Boston Globe. "Mas devemos analisar os resultados práticos. Descobrimos que os bairros onde mais precisávamos retirar armas eram os bairros onde menos armas eram entregues."

No ano passado, o prefeito de Boston, Thomas M. Menino (NT - deve ser parente do Garotinho), apareceu nos jardins da Casa Branca com outros prefeitos para saudar o programa de 15 milhões de dólares para recompra de armas do presidente Clinton. No entanto, Boston não usou sua parte desse dinheiro e não tem planos de usá-lo.

De acordo com o Departamento Federal de Habitação e Desenvolvimento Urbano, o programa nacional de recompra de armas recuperou 21.600 armas em 95 pontos de entrega.

Pelo menos um ativista afirmou que com o aumento da violência armada as comunidades deveriam aproveitar o fundo federal para programas de recompra. "Acho que é um erro Boston não reativar o programa de recompra que arrecadou quase três mil armas" disse Lew Dabney, que participou de recompra de armas no passado e liderou o grupo Cidadãos pela Segurança entre 1993 e 1996.

Uma série de estudos publicados pelo Centro de Pesquisa de Políticas Públicas, de Washington, sobre os programas de recompra de armas em cidades como Saint Louis e Seattle, revelam que uma minoria significativa planejava usar o dinheiro para comprar outra arma.

De acordo com um estudo realizado em Boston entre 1993 e 1994 pelo criminologista David Kennedy, da Universidade de Harvard, poucas armas recompradas eram do tipo semi-automático usadas em crimes. Quase 75% das armas recompradas foram feitas antes de 1968, sendo que algumas poderiam ser classificadas como peças de museu.

"Não creio que alguém que tenha analisado em detalhe os programas de recompra acredite que eles tenham algum impacto", disse Kennedy.

"Penso que a melhor conclusão a respeito do programa federal de recompra de armas é que ele será um desperdício de dinheiro", afirmou Lawrence Sherman, um criminologista da Universidade da Pennsylvania que preparou um estudo para o Departamento de Justiça concluindo que a recompra de armas é a maneira menos eficiente de gastar dinheiro em segurança.

"O problema é que, associado a esses programas de recompra, existe essa noção maravilhosa de que com uma arma de cada vez salvaremos uma vida de cada vez," disse Sherman.
"Existe um aspecto emocional na prevenção de crimes que nada tem a ver com as evidências de sua funcionalidade."

************************************************************
* O CORREIO DO CIDADÃO é uma iniciativa do jornal ARMARIA  *
* para levar a jornalistas, autoridades e outros           *
* formadores de opinião, notícias e comentários sobre      *
* armas normalmente sonegadas à população pela grande      *
* imprensa. Caso queira retransmitir esta mensagem para    *
* outras pessoas, substitua na frase abaixo nosso e-mail   *
* pelo seu. Caso não queira mais receber mensagens desse   *
* teor, envie um e-mail para: - armaria@mls.com.br -       *
* solicitando seu desligamento.                            *
* Visite nosso web-sítio em <http://www.armaria.com.br>    *
* ARMARIA - pelo direito à posse e uso de armas.           *
* ARMARIA - na luta por uma cidadania plena!               *
* ARMARIA - luz nas trevas da ignorância e do preconceito. *
************************************************************


Retornar a O MELHOR DO CORREIO DO CIDADÃO

Retornar ao ARMARIA ON-LINE